quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Preguiça de Conhecer Coisa Nova


.....Com o passar do tempo algo me assusta: cada vez menos procuro novas músicas. Não sei dizer se é preguiça, se o acervo que eu tenho me satisfaz, se é velhice ou se o que eu gosto é bom e o novo é ruim. Posso dar várias explicações.
.....Na entrevista que o Chico Buarque dá à Caros Amigos (dez, 1998), ele diz: "não ouço mais música popular como ouvia quando tinha vinte anos". Pois bem, eu ainda gosto muito de ouvir as canções que sempre gostei, mas dispor-me ao novo requer um outro posicionamento do meu corpo, do meu espírito e do meu ouvido.
.....Quando ouço algo novo, por exemplo nessa onda Emo, me sinto velho ao pensar "que merda, bom era no meu tempo", mas lembro que meus familiares mais velhos diziam a mesma coisa. Com o tempo, fui agregando "coisas das antigas" ao meu repertório, como Mutantes e a própria MPB. Mas hoje tenho pouca paciência para novos rocks ou que seja os filhos dos filhos da velha guarda da música brasileira (entenda-se Maria Rita, Caetano Filhos, Gilberto Gil filhos, Pepeu Gomes Filhos e etc), cópias das farsas dos originais (mais uma vez uma visão velha do mundo da nova música).
.....Tenho sorte: um irmão 15 anos mais novo que me apresenta novidades. O problema é que ele gosta demais das velharias que eu gostava (Raul, Beatles, Tim Maia, etc) o que reforça meu ponto de vista de gente velha e preguiçosa que a onda de hoje é fraca. Ah! Tenho um irmão mais velho que me apresenta tudo quando é Indie. Quando ouvi fiquei feliz comigo mesmo: legal, coisa nova! Mas pesquisando, a maioria dos grupos é dos 80 ou 90.
.....Ou seja, deixa como tá, vou continuar com a minha preguiça e velhice que, como consolo, serve dizer que é a mesma do Chico Buarque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário