quarta-feira, 17 de junho de 2009

Os vinte discos mais vendidos de 2008


A lista dos vinte discos mais vendidos no Brasil em 2008 demonstra o quanto o gosto do brasileiro vai de mal a pior, sujeito às mais tenebrosas chuvas e tempestades. Porém, algo que deve continuar sendo louvado: prefiro que o brasileiro coma lixo feito em casa a que o coma o lixo mal passado do vizinho porque este aparenta ter mais luxo. Ou seja, prefiro que nós gastemos mal o nosso dinheiro com produto nacional do que com porcarias americanóides, por exemplo.
Digo isto porque provavelmente somos o segundo país que mais consome música produzida em casa, perdendo apenas para os estadounidenses, campeões absolutos e que pouco sabem sobre o que é produzido fora de suas fronteiras. Espero que continuemos assim.
Claro que na minha lista ideal de discos mais vendidos estariam CDs completamente diferentes dos que seguem abaixo, sertaneja seria proibida e o Padre Fábio de Mello estaria restrito ao altar de sua igreja. Também em minha lista ideal só teríamos músicas nacionais, com as internacionais de boa qualidade a partir da trigésima colocação.
Outra opção, no plano ideal, seria tirar essa lixarada de Ivetes, sertanojos e Padres, ter somente músicas internacionais de boa qualidade. Mas disto vem uma triste constatação. Um provérbio espanhol diz "aún que la mona se vista de seda, mona se queda", ou seja, uma meretriz bem vestida ainda é uma meretriz.
Digo isto porque as pessoas de mal gosto, se não tivéssemos uma grande produção fonográfica nacional, consomiriam o que de pior fosse produzido no exterior. O pior lixo da pior lata. Então, que desperdicem o seu mal gosto com produtos nacionais mesmo. Antes a sertanojo de que a cauntry americana; antes a Ivete do que a Britney Spears; Antes o Padredo do que o Ricky Martin.
Mas vamos lá, na minha opinião o que tem de bom nesta lista é o Michael Jackson, Thriller, e a Amy Winehouse. Em um segundo pelotão, Roberto Carlos e Caetano cantando Tom Jobim com Ana Carolina no grupo de acesso; e o samba enredo por ser o carnaval a nossa maior tradição. O resto é de uma tristeza bizonha. Mas fazer o quê? Lamentar mesmo e ter esperança de um dia tudo isto melhorar um pouco.

1. Padre Fábio de Mello – “Vida”
2. Padre Marcelo Rossi – “Paz Sim,Violência Não” (Volume 1)
3. Victor & Leo - “Borboletas”
4. Victor & Leo Ao Vivo – “Em Uberlândia”
5. Ivete Sangalo – “Multishow Ao Vivo No Maracanã”
6. Padre Marcelo Rossi – “Paz Sim,Violência Não” (Volume 2)
7. Zezé Di Camargo & Luciano – “Zezé Di Camargo & Luciano (2008)”
8. Roberto Carlos – “Roberto Carlos e Caetano Veloso e A Música de Tom Jobim”
9. Ana Carolina – “Multishow Ao Vivo ‘Dois Quartos’”
10. Leonardo – “Coração Bandido”
11. Amy Winehouse – “Back To Black”
12. Ivete Sangalo – “Perfil”
13. Vários - “A Favorita Sertanejo”
14. Vários – “High School Musical 3 (Regular)”
15. Rihanna – “Good Girl Gone Bad”
16. Diversos – “O Melhor Do Pantanal”
17. Michael Jackson – “Thriller” (Edição de Aniversário de 2005)
18. Diversos – “Sambas De Enredo 2009”
19. Daniel – “Difícil Não Falar De Amor”
20. Sandy & Junior – “Acústico

Nenhum comentário:

Postar um comentário